quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Café da Manhã sem glúten e sem lactose

Receita de Café da manhã


     Um dos meus compromissos em 2015 foi melhorar a minha refeição matinal. Apesar de tomar suco verde, a refeição ainda era pobre em nutrientes, fibras, alto índice glicêmico ,e estou indo muito bem nesse desafio pessoal, todas as opções que passo nesse post estão presentes na minha mesa. Até estranho quando tem pão na refeição matinal. 
       Vamos tirar da cabeça a velha regra do café preto com pão francês, presunto e queijo rsrs. 
No embalo do desafio MAIS é MENOS de 20 dias  sem comer pão, esse post te dá algumas opções, o tempo de preparo para ver o que  pode encaixar na sua correria…. E claro, todas as opções aqui são nutritivas, saudáveis, sem glúten, sem leite e sem soja.

Opções de café da manhã


     Levei quase uma semana para formular esse post hahaha cada manhã testava uma receita,  O tempo de preparo pode variar dependendo do tamanho da sua cozinha, de onde estão os ingredientes, do seu nível de sono e lentidão pela manhã hahaha. Eu deixei tudo onde estava. Mas, deve levar  de 11-15 minutos de preparo

     A dica é você tirar um dia da semana (algumas horinhas bastam) para preparar um leite condensado caseiro, leite vegetal, uma ricota vegetal… que incrementarão as receitas.

Sobre o meu café da manhã:
 

     Minha rotina é a seguinte. Acordo, vou direto para a cozinha preparar meu suco verde/amarelo/rosa… O preparo do meu suco leva em média 5 minutos. Tomo, e vou trocar o pijama, arrumar a cara haha enfim, ficar pronta para começar o dia. Em 15 minutos volto para a cozinha, para então preparar a minha refeição matinal. Assim, já estou pronta para sair de casa e os nutrientes do suco matinal já foram absorvidos. 
          Agora vamos as  opções que preparei para vocês.

Receitas: 

CHIA PUDDING

     Tive que colocar essa opção para você que prefere 10 minutos a mais na cama do que na mesa do café. Aquela velha opção de pegar uma maça e sair correndo pode ser bem mais nutritiva, proteica e com uma dose ótima de ômega 3, sendo ainda, um potente anti-inflamatório.






Ingredientes:

1/2 xic de leite vegetal (meu preferido é o de coco caseiro)
4 colheres de sopa de chia
1 banana
5 morangos
1 colher de mel
Canela a gosto.
Antes de dormir, coloque a chia de molho no leite vegetal, dentro da geladeira (já no potinho). Quando acordar, pique as frutas de sua preferência, salpique mel e canela para manter as frutas conservadas e pode correr para o trabalho…

     Leva dois minutos pois o seu trabalho pela manhã será apenas cortar as frutas que desejar.

     É uma ótima dica para um lanchinho entre as refeições também. A chia vai segurar a sua fome por um bom tempo, diferente de sair sem comer nada ou beliscar somente uma fruta.


 SMOOTHIE

     Os smoothies são práticos, rápidos e muito nutritivos (e uma delícia).

     Tenha banana e algumas frutas vermelhas, sempre congeladas, pois dão aquela cremosidadeee para nosso smoothie. Outra dica é usar algumas colheres de abacate. Ainda, adicionar chia ou uma colher de farinha de linhaça, te manterá saciado por mais tempo.




Smoothie de morango com leite de coco
 

150 ml de leite de coco caseiro
5 morangos congelados
1 banana média congelada em rodelas
1 colher de chia após triturar.


Smoothie de manga (super doce)
 

150 ml de leite de coco caseiro
Meia manga madurinha
1 banana média congelada em rodelas
1 lasca de gengibre fina
1 col chá de linhaça

 

Receita de tapioca

     Minha dica para a tapioca, é adicionar uma colher de chia na farinha de tapioca. Eu coloco em uma xic a farinha e a chia, misturo e após aquecer a frigideira (sem untar) espalho. Assim, o índice glicêmico permanece mais baixo, dando maior sensação de saciedade.

     O recheio é bem versátil. Gosto de manteiga de amendoim com banana, ricota vegetal , chocolate amargo com morangos, ovos mexidos com orégano, etc. Quando faço com ovos mexidos leva mais tempo o preparo. 

Receita de mingau de gergelim 




     Deixe 3 colheres de gergelim cru de molho por 10 horas.

     Pela manhã, descarte a água do gergelim. Em um liquidificador, triture o gergelim com 6 colheres de sopa de água (ou mais se precisar). Vai virar leite de gergelim. Então, adicione uma banana madura, uma pitada de canela generosa e uma colher chá de óleo de coco, bata rapidamente. Leve ao fogo baixo com meia banana picada, até ficar morno. Atacar!!!!


MINGAU DE ARROZ INTEGRAL

4 colheres de sopa de arroz integral (cozido previamente com 1 pitada de sal)
1/2 xic de água
2 colheres de sobremesa de  mel
1 banana média madura
Canela em pó.
Modo de preparo: Bata o arroz com a água por 1 minuto no liquidificador. Enquanto isso, esmague a banana com um garfo. Coloque todos os ingredientes em uma caneca e leve ao fogo mexendo. Importante aqui é não cozinhar o mingau, somente deixá-lo morno, em torno de 1 minuto em fogo baixo. Lembrando que o arroz integral já foi cozido, perdemos alguns poderosos nutrientes. O que permanece após o cozimento: a redução dos nutrientes das fibras e alguns minerais. Por isso, o ideal é só amornar o mingau e consumi-lo imediatamente.

Receita de panqueca de coco e mel

     Essa é a que mais gosto hahaha o sabor, a textura… aquele perfume de mel, canela, coco…  Anima qualquer manhã rsrs.



Em uma xic adicione:
1 ovo caipira
1 colher sopa de farinha de tapioca ou polvilho doce
1 col de sopa de farinha de coco
1/2 col sopa de aveia (tem a sem glúten da monama)
1/2 col de sopa de farinha de feijão branco (encontro nos supermercados)
1/2 col de sopa de mel
1 colher de chá de óleo de coco
3 colheres de sopa de água
1 pitada generosa de canela
Misture tudo com o garfo mesmo. Após, derrame em uma frigideira já untada e aquecida com óleo de coco , virando de lado assim que ela ficar consistente.

O recheio gosto de:


Banana com mel/ banana com creme de avelã e cacau leite condensado de coco com banana receita do leite condensado de coco

Receita do leite de coco

Leite Condensado de Coco Caseiro

Leite de coco


Ingredientes:
1 coco seco( compro na feira)
500 ml de água filtrada morna
1 col de sopa de açúcar de coco
1 col de sopa de açúcar demerara (caso não tenha a de coco, use duas de açúcar demerara)
1 col de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
Modo de preparo:
     Na hora de comprar o coco seco, certifique-se de que ainda tem água dentro, bastando chacoalhá-lo. Quebre esse coco (eu usei um martelo mesmo rsrs), para retirar a polpa e a água de coco de dentro. Algumas polpas saem com facilidade, outras não, nesse caso coloque o coco já quebrado no forno por uns 12 minutos à 180ºC. Soltará com facilidade.
     Deixe a polpa do coco de molho com a água de coco mais os 500 ml de água morna por uns 5 minutos. Depois, bata esses mesmo ingredientes no liquidificador por mais 5 minutos. Passe por uma peneira grossa, separando a polpa do leite de coco. Aperte bem os resíduos, com a mão, para extrair o máximo de leite possível. 
     Pronto, a parte mais difícil já foi! Agora, em uma panela, adicione 400 ml do leite de coco, o açúcar e o óleo de coco, leve ao fogo baixo e mexa por uns 12 minutos. O leite condensado de coco caseiro está pronto. Caí super bem com frutas, em recheios de panquecas, tapiocas… Eu adoro, faço sempre.
     Dura até 4 dias na geladeira. As vezes forma uma camada bifásica, água embaixo e o creme mais consistente por cima. Você poderá mexer ou então usar só a parte de cima que é mais consistente.

Receita de Crepioca

Mais uma opção prática e salgada.
Em uma xic misture:
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de tapioca
1/2 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de sopa de quinoa em flocos
1 maço de: cebolinha, salsinha, orégano e manjericão picadinhos.
Misture com um garfo e derrame na frigideira já aquecida e untada.

Espero que tenham gostado.Comentem e deem sugestão.
 Acesse meu Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário